top of page

ESCRITORES

ea1dc5_eff1efe1a05342f5b81a55168e8bd3de~mv2.png

PAULA PIMENTA  Belo Horizonte/MG

Além de escritora em tempo integral, é compositora e já deu aulas de violão e técnica vocal. Paula ficou conhecida pelo público em 2008, ao lançar o primeiro livro da série Fazendo meu filme. Em 2011, lançou o primeiro volume de Minha vida fora de série. Seus livros já foram publicados na Espanha, em Portugal, na Itália e em toda a América Latina. Paula foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012 e, em 2014, foi a autora que mais vendeu livros no Brasil, segundo o ranking da PublishNews. 

MONTES, Raphael_┬®Chico Cerchiaro_TR (2) copiar (1)_edited.jpg

RAPHAEL MONTES  Rio de Janeiro/RJ

Raphael Montes é criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da HBO Max, ‘Beleza Fatal’, e da série 'Bom Dia, Verônica' na Netflix (APCA 2020). Escreveu os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’, 'Bom dia, Verônica' e 'Uma Mulher No Escuro' (Jabuti 2020), sucessos de público e de crítica, traduzidos em mais de 25 países e com os direitos de adaptação vendidos para o cinema. Também escreveu diversos roteiros de filmes. Em 2023, ele lançou "A Mágica Mortal", seu primeiro livro juvenil.

IMG-5863 copiar.JPEG

RYANE LEÃO  Cuiabá/MT

 Poeta bestseller e educadora cuiabana, Ryane Leão publica seus escritos na página Onde jazz meu coração, com mais de 600 mil leitores. Tudo nela brilha e queima é seu primeiro livro, lançado pela Editora Planeta em 2017. Também pela Editora Planeta, a autora participou da antologia Querem nos calar, que reuniu quinze poetas de todas as regiões do Brasil. Em 2019 lançou seu segundo livro “Jamais peço desculpas por me derramar” e está escrevendo sua terceira obra. É fundadora da Odara - English School for Black People.

WhatsApp Image 2023-09-14 at 17.38.20.jpeg

PEDRO RHUAS  Icaraí/CE

Escritor, cantor e jornalista, Pedro Rhuas é um autor dos novos tempos: engajado nas redes sociais e famoso por escrever literatura jovem sem medo de ser pop. Com histórias de amor repletas de orgulho LGBTQIAP+, suas obras encantam multidões. A estreia do autor, "Enquanto eu não te encontro", foi um estrondoso sucesso, e seu mais recente romance, "O mar me levou a você", se consagrou como um dos títulos mais vendidos da Bienal do Livro Rio 2023.

1200px-Ale_Santos.jpg

ALE SANTOS   São Paulo/SP

É auto, podcaster, ativista, comunicador digital e storyteller. Finalista do Prêmio Jabuti 2020, foi considerado uma das “50 pessoas mais criativas” pela Wired Festival e foi vencedor na categoria “Pilar Cultura: Representatividade em novos formatos” do prêmio “Sim à Igualdade Racial 2020”. Em 2019, seu primeiro livro “Rastro de Resistência” foi publicado pela Panda Books. A produção entrou para o clube de literatura da ONU. Em 2021, lançou o romance O Último Ancestral pela HarperCollins Brasil. 

Renan Inquérito 2 - Foto de Rafael Berezinski-min.jpg

RENAN INQUÉRITO  São Paulo/SP

Renan Inquérito é arte educador, rapper, poeta e geógrafo formado pela Unicamp. Tem três livros de poesia publicados, #Poucas Palavras (2011), Poesia Pra Encher a Laje (2016) e Literatura Ostentação (2016). Há quatro anos organiza em sua cidade (Nova Odessa-SP) o sarau mensal “Parada Poética”, um evento onde a palavra falada rompe o silêncio costumeiro das bibliotecas e livrarias misturando arte e educação pelo viés do hip-hop e da literatura. Além disso, tem parceria com nomes da música brasileira como Emicida e Racionais.

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS

Banda Casa Cantante.jpg

BANDA CASA CANTANTE   Ponta Grossa/PR

A Banda Casa Cantante surgiu em 2018, na cidade de Ponta Grossa/PR, com o intuito de apresentar canções que dialogam com o universo infantil. Em suas apresentações, a Casa Cantante traz releituras de MPB, cantigas infantis e canções originais A Banda é formada por Juliani Ribeiro e Joãozinho, e possui dois EPs lançados: Cantigas Cantantes (cantigas tradicionais com novos arranjos) e Cantiga Animal (canções autorais sobre a preservação da fauna brasileira), além de diversos singles.

hoovaranas.jpg

HOOVARANAS  Ponta Grossa/PR

hoovaranas é uma banda ponta-grossense de música instrumental formada pelo jovem trio Eric Santana (bateria), Jorge Bahls (baixo) e Rehael Martins (guitarra). Com dois álbuns lançados, Poluição Sonora (2019) e Alvorada (2022), além do um EP Isolamento, lançado em 2020, o grupo vem ganhando destaque nacional, sendo uma das principais bandas instrumentais independentes do Brasil, com direito a citação na Revista Rolling Stone da França em 2022.

Motirõ.jpg

MOTIRÕ   Ponta Grossa/PR

Motirõ é uma apresentação de teatro, no formato lambe-lambe, realizado pelo Grupo de Dois em parceria com o coletivo Cacareco. Com um visual encantador, sonoridade envolvente e narrativa cativante, o público é transportado para um mundo mágico, através da imaginação e folclore, onde a linha entre a realidade e a lenda se desfaz, convidando todos a mergulhar nas águas profundas com as lendas da Iara, Caipora, Vitória Régia e Famaliá.

_MG_9767.jpg

MARIANE BIGIO   Recife/PE

Mari Bigio é escritora, contadora de histórias, cantora e radialista. Ministra oficinas de literatura para crianças, jovens e educadores, e, junto à sua irmã, a musicista Milla Bigio, integra o projeto Cordel Animado, espetáculo de histórias em Cordel para crianças. Possui dezenas de cordéis e mais de 15 livros infantis publicados. Mari também tem álbuns musicais, além de alguns singles. Em 2023 foi finalista do Prêmio Profissionais da Música, pelo seu álbum Lítero-musical "Cordéis e Canções para Pequeninos Corações".

WhatsApp Image 2023-09-08 at 19.38.04.jpeg

PATRÍCIA MAIA   Londrina/PR

Patrícia Maia, da Companhia Zoom, é bonequeira, ventríloqua e designer gráfica. Mestre em Comunicação, formada em Design Gráfico e Educação física, com especialização em Educação Lúdica e Contação de Histórias e Literatura Infanto-Juvenil. Além de amar contar e ouvir histórias, Patrícia também desenha e pinta, resultando em ilustrações para histórias infantis. No Multiverso TriZ ela apresenta o 'Historibulando', uma viagem pelo imaginário mundo das histórias encontrando contos e fábulas de diferentes lugares.

03_Abandamaisbonitadacidade_duplinha-Lubi-Meirelles.jpeg

A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE   Curitiba/PR

Em formato duo, A Banda Mais Bonita da Cidade apresenta um show que mistura presença real e virtual. Uyara (voz) e Vinícius (teclado e beats) trazem um repertório que conta parte da trajetória de 12 anos da banda curitibana e também músicas influenciadas pelo momento atual, pela experiência do isolamento, das intensidades e novas perspectivas que esse momento nos trouxe/traz. Inspirado na SUPER LIVE, o show traz consigo um clima mais íntimo, convidados remotos que performam projetados no palco e imagens.

SLAM DAS GURIAS FOTOS (1) (1).jpg

SLAM DAS GURIAS  Curitiba/PR

O Slam das Gurias CWB é uma competição de poesia falada com recorte de gênero, que ocorre mensalmente na Praça João Cândido, em Curitiba. Representado pelas Poetas Gabriela, Jaquelivre e Soul Dani, a coletiva Slam das Gurias apresenta o Espetáculo Poético “Rasgo”, que relaciona elementos do teatro com a poesia marginal autoral, apresentando em três atos, evidenciando a força e a potência das vozes que rasgam o peito, ouvidos e os panos.

OFICINEIROS

Ibraim1.jpeg

IBRAIM ROBERSON   Curitiba/PR

Desenhista de quadrinhos desde bebê,  o artista começou a viver exclusivamente da arte a partir de 2006. Além de desenhar muitas HQs para a Marvel Comics, DC Comics e para o universo Star Wars, também já ensinou e treinou vários desenhistas iniciantes para que tivessem sucesso no concorrido mercado de quadrinhos mundial. Alguns dos seus trabalhos envolvem os personagens de 'X-men', 'Wolverine', 'Hulk', 'Mulher Gato' e a ilustração do livro de Max Brooks, escritor de Guerra Mundial Z.

phellip.jpeg

PHELLIP WILLIAN DE PAULA GRUBER   Ponta Grossa/PR

Phellip Willian é escritor, professor e pesquisador. Finalista do prêmio Jabuti 2019, já publicou mais de 18 livros, alguns deles na França, Espanha e Estados Unidos. Também é vencedor do Troféu Angelo Agostini de melhor publicação independente, com o livro 'Saudade', e o Prêmio Outras Palavras, com a obra 'Acima de Nós'. Em 2023, lançou a obra 'Um ponto no Infinito' na Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Banda-Casa-Cantante-1 (1).jpg

JULIANI RIBEIRO e JOÃOZINHO   Ponta Grossa/PR

Durante a oficina “Penso, logo crio”, da Banda Casa Cantante, será construído uma música coletiva. As crianças sugerem palavras e escolhem um ritmo. Depois, uma música se forma e é cantada por Juliani Ribeiro e Joãozinho, integrantes da Casa Cantante, junto com as crianças participantes, que vão poder se apresentar para os seus pais e visitantes.

WhatsApp Image 2023-09-14 at 11.39.02 (1).jpeg

EMMANUEL CORDOVA OLIVEIRA   Ponta Grossa/PR

Membro da diretoria do Conselho de Cultura POP de Ponta Grossa, Emmanuel é responsável pela oficina de Origami no Multiverso TriZ.  Com a atividade é possível conhecer mais sobre a história do origami em países orientais, além de ensinar fazer os origamis em formatos de raposa, mestre Yoda, Darth Vader e Tsuru, a tradicional ave símbolo de sáude, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna.

WhatsApp Image 2023-09-12 at 19.44.19 (1).jpeg

KIM   Ponta Grossa/PR

Kimberly Luciane é maquiadora de Ponta Grossa. Iniciou na maquiagem porque sempre sonhou em ser quem quisesse, e encontrei no universo da maquiagem artística. Já participou de eventos como a Feira Medieval, oficinas de verão para a Secretaria Municipal de Cultura e festivais de cultura Geek. No Multiverso TriZ é responsável pela oficina 'Da Ilusão à Realidade', onde os participantes podem aprender técnicas de maquiagem artística.

ARTISTAS

Nessandra Cordeiro.jpg

NESSANDRA CORDEIRO   Ponta Grossa/PR

A artista ponta-grossense Nessandra Cordeiro, responsável pela cenográfica de peças como 'Todos os Nós', e 'O Que o Mordomo Viu', do Grupo de Teatro Municipal de Ponta Grossa, traz ao festival os 'Book Nook'. Eles proporcionam experiências de pequenos mundos! No Multiverso TriZ, cada caixa faz você se sentir em uma terra de gigantes. Os mini-mundos foram construídos pela artista pontagrossense Nessandra Cordeiro, com artes de Coraline e Percy Jackson.

WhatsApp Image 2023-10-06 at 15.57.01.jpeg

ÉLIO CHAVES   Curitiba/PR

Trabalha há mais de 20 anos como cenógrafo, ilustrador, artista plástico, aderecista e diretor de arte. Foi indicado ao Troféu Gralha Azul de Melhor Cenário Infantil (2015/16) pelo espetáculo ‘Kartas de uma boneca viajante’ e assinou a cenografia do espetáculo ‘Papeis de Maria Dias’, do Teatro da Comédia do Paraná (2018). É cenógrafo fixo da Cia do Abração, do Grupo Teatral Céu Vermelho  e da La Ballerina. 

WhatsApp Image 2023-10-07 at 00.17.50.jpeg

MARIA GEORGINA DOS SANTOS ÁVILA   Ponta Grossa/PR

 Pontagrossense, oferta aulas de arte e arte como terapia. Apaixonada pelo universo lúdico, procura utilizar a arte como forma de encantar as pessoas. Formada em Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Ponta Grossa), com diversos cursos na área de desenho, pintura, escultura e afins. Atualmente está cursando uma especialização em Arteterapia (FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante – ES).

Larissa Brandão (1).jpeg

LARISSA BRANDÃO   Ponta Grossa/PR

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Proprietária da loja virtual Arratamofo especializada em pintura de retratos em jóias. Prestou serviços como estagiária para ONG Doutores Palhaços SOS ALEGRIA e foi professora no projeto Dança nos bairros e Cia Artheiros com aulas de Circo/Flexibilidade. Trabalha como freelance em intervenções artísticas com palhaçaria, teatro e contorção.

Matheus Paz.jpeg

MATHEUS PAZ   Ponta Grossa/PR

Artista circense formado em artes cênicas e especializado em acrobacia aérea circense, professor de circo na cidade de Ponta Grossa desde 2015, com experiência em artes marciais, ginástica artística e malabares. No Multiverso TriZ, se apresenta juntamente com Larissa Brandão em uma performance baseada na Alice No País das Maravilhas.

Picolé (1).jpeg

PALHAÇO PICOLÉ   Ponta Grossa/PR

Robert Willians Vargas Salgueiro é diretor e artista circense, palhaço, malabarista, aderecista, acróbata; professor e instrutor de circo; representante legal e diretor técnico profissional da empresa Escola de Circo Família Salgueiro; autor do personagem Palhaço Picolé; Conselheiro Municipal de Circo e Dança pela Fundação Cultural da Cidade de Ponta Grossa; Coordenador Geral e Diretor do Grupo ACTO – Associação de Circo e Teatro Organizado; idealizador e executor do Projeto Oficina da Inclusão.

EZIQUIEL RAMOS.jpg

EZIQUIEL RAMOS  Ponta Grossa/PR

Eziquiel Ramos é formado em Comunicação e Arte Educação. Também atua como diretor e professor da Diálogos Culturais, uma escola de criatividade que desenvolve e promove diversos projetos artísticos em Ponta Grossa e região, além de ofertar aulas particulares de canto, teatro e dançaterapia. Vencedor do Prêmio Perestroika de Professor Criativo do Brasil, tem suas principais atividades voltadas para vivências intergeracionais. No Multiverso TriZ foi responsável pelo "Túnel do Tempo: Os Quatro", uma experiência interativa para refletir e compreender as incertezas do mundo.

CURADORAS

E-2-1-500x500.jpg

ESTRELA LEMINSKI   Curitiba/PR

É escritora e compositora brasileira, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. De origem multiétnica e plural, é formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Música Popular Brasileira e mestra em Música e em Musicologia em Valladolid.

image.png

MAYARA CIRICO   Curitiba/PR

Mayara Cirico é atriz, produtora cultural e arte educadora. Formada em Letras pela Unioeste (2012) e especialista em Educação e Cidadania (2017) e Curadoria e História da Arte (2020) trabalha há mais de dez anos com formação de leitores e projetos de Literatura.

lucelia.jpg

LUCÉLIA CLARINDO   Ponta Grossa/PR

Professora licenciada em Pedagogia com pós graduação em Literatura . Arte Educadora , Contadora de História profissional há 35 anos. Em Ponta Grossa é responsável pelo projeto 'Bando da Leitura', uma ação voluntária de estímulo a literatura.

bottom of page