top of page
Buscar

Ale Santos apresenta o afrofuturismo para Ponta Grossa

O autor de sci-fi que deixará sua marca na comemoração dos 15 anos da saga Assassin´s Creed trará pontos importantes sobre a ficção científica e a fantasia na literatura



Voz importante da cena literária afrofuturista, o autor de sci-fi e fantasia afro-americana Ale Santos será presença destacada no Festival Multiverso TriZ, no dia 30, às 14h, no Palco Escutaí. Ale Santos trará pontos essenciais para boas discussões sobre literatura, ficção científica e fantasia, gêneros que têm sido o cerne de sua produção literária.


Ale Santos está prestes a deixar sua marca na comemoração dos 15 anos da saga Assassin´s Creed, uma franquia de games e livros que se tornou fenômeno da cultura pop mundial. Participando da antologia especial, intitulada Assassin´s Creed: Visionaries, o brasileiro terá sua história em quadrinhos ‘La Bestia’ como destaque. O projeto da franquia reúne 20 artistas do mundo todo. A previsão é de que a obra seja publicada até o final do ano, no exterior, mas sem data para sair no Brasil.


Com extrema habilidade no mundo sci-fi, Santos se destaca com um estilo impactante em suas narrativas. Em suas histórias, ele mergulha em temas profundos, tais como a cultura africana, a ancestralidade e a resistência, desafiando normas literárias e inspirando leitores a repensarem a sociedade e a criarem novas perspectivas e possibilidades para a comunidade negra.


O autor aborda esses temas de maneira única, fundindo as ricas influências da cultura negra com a imaginação fantástica de J.R.R. Tolkien e a visão da ficção científica de Isaac Asimov, duas de suas principais influências. Tudo isso se desenrola em um cenário marcado pela desigualdade social e racial brasileira. Essa fusão envolvente lhe rendeu reconhecimento e destaque no movimento afrofuturista. Seus livros, ‘Rastros de Resistência’ (2019) e ‘O Último Ancestral’, foram finalistas do Prêmio Jabuti em 2020 e 2021, respectivamente. O primeiro foi reconhecido na categoria ‘Ciências Humanas’, enquanto o segundo se destacou na romance de entretenimento.


Além da literatura, Santos também expande sua obra para o mundo do audiovisual. Os direitos do seu livro ‘O Último Ancestral’ foram adquiridos pela produtora cinematográfica RT Features, que planeja transformá-lo em uma série, ainda sem data de estreia definida. A obra também será adaptada para um jogo de RPG de Mesa, conforme anunciado pelo autor.


Parceiros do Multiverso TriZ

A idealização e realização do Festival Multiverso TriZ é da Estratégia Projetos Criativos, dos produtores culturais Eduardo Godoy e Rafaela Prestes, e conta com o patrocínio da Copel, Continental e AP Winner, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, e da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa, do Conselho Municipal de Turismo, ligado à Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa. O festival conta com o apoio cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, parceria de mídia da RPC e chancela do Vale dos Trilhos.


14 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page